:: 13ºFETEPS::

ETEC: JOGO DE TABULEIRO "CANCELADO!"

As redes sociais, presentes no dia-a-dia de cada um, constituem o maior veículo de troca de informações: como um meio facilitador, elas exercem o papel de conectar as pessoas no mundo cibernético. O Brasil é o segundo país quando o assunto é estar conectado nessas redes. Contudo, esse local tem sido tomado pela toxicidade. O presente projeto, “Cancelado!”, visa a elaboração de um jogo de tabuleiro destinado às crianças e adolescentes. De forma recreativa, ele procura entreter e ensinar os participantes acerca de um ambiente virtual mais saudável e livre do cyberbullying, utilizando de algo já familiar: a cultura do cancelamento — uma forma de ostracismo social através das mídias. Esse ato de cancelar popularizou-se com o movimento #MeToo, que contou com a mobilização de vítimas de assédio e abuso sexual. Embora o termo tenha se tornado uma busca incessante pelo boicote e linchamento de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, ele também apresenta um potencial para guiar a conduta nas redes sociais. O jogo de tabuleiro procurará nortear quais atitudes são corretas e quais são incorretas, à medida que ilustra e torna de fácil compreensão o porquê tal ação gera tal consequência, seja ela negativa ou positiva.

Palavras-chaves: Cancelamento; Comportamento; Internet; Jogo;

  • LARISSA NOVAES SALES RAMOS
  • ETEC PIEDADE - PIEDADE/SP
  • Estudante
  • HELOISA CAROLINE MACHADO
  • ETEC PIEDADE - PIEDADE/SP
  • Estudante
  • CÉLIA ANDRESSA LEITE LOPES PENTEADO FERNANDES
  • ETEC PIEDADE - PIEDADE/SP
  • Professor(a) Orientador(a)

Voltar