As redes sociais, presentes no dia-a-dia de cada um, constituem o maior veículo
de troca de informações: como um meio facilitador, elas exercem o papel de
conectar as pessoas no mundo cibernético. O Brasil é o segundo país quando o
assunto é estar conectado nessas redes. Contudo, esse local tem sido tomado pela
toxicidade. O presente projeto, “Cancelado!”, visa a elaboração de um jogo de
tabuleiro destinado às crianças e adolescentes. De forma recreativa, ele procura
entreter e ensinar os participantes acerca de um ambiente virtual mais saudável e
livre do cyberbullying, utilizando de algo já familiar: a cultura do cancelamento —
uma forma de ostracismo social através das mídias. Esse ato de cancelar
popularizou-se com o movimento #MeToo, que contou com a mobilização de
vítimas de assédio e abuso sexual. Embora o termo tenha se tornado uma busca
incessante pelo boicote e linchamento de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas,
ele também apresenta um potencial para guiar a conduta nas redes sociais. O jogo
de tabuleiro procurará nortear quais atitudes são corretas e quais são incorretas,
à medida que ilustra e torna de fácil compreensão o porquê tal ação gera tal
consequência, seja ela negativa ou positiva.
Palavras-chaves: Cancelamento; Comportamento; Internet; Jogo;